Quais as razões para a contratação de um bom serviço de manutenção de elevadores?

 em Manutenção de elevadores

Pensando na segurança e conforto dos usuários, e também na economia de energia, custos mais baixos nas manutenções, prolongamento da vida útil dos elevadores nos edifícios e principalmente estar em dia com as legislações e normas técnicas vigentes, podemos relacionar algumas razões para que síndicos e administradores deem prioridade à manutenção de elevadores e procurem sempre encontrar empresas que proporcionem uma boa e duradoura parceria.

No Estado de São Paulo a Lei n° 10.348 de 04 de setembro de 1987, obriga a renovação periódica da licença de funcionamento através da emissão eletrônica do RIA (Relatório de Inspeção Anual).

Manutenção de elevadores – Uma prioridade nos condomínios             

A manutenção de elevadores deve ser vista como uma prioridade dentro dos condomínios e estes, por sua vez, tem o árduo desafio de encontrar no mercado, uma empresa confiável, séria, idônea para que consigam firmar uma parceria.

Podemos listar algumas razões consideradas essenciais para que as manutenções sejam efetuadas, como:

  • Prezar, em primeiro lugar, pela segurança dos usuários – este é um ponto fundamental que deve ser levado em conta quando se trata de manutenção. A segurança dos usuários deve estar em primeiro lugar;
  • Assim como a segurança, o conforto do usuário também é um ponto chave no quesito manutenção. Nenhum usuário é obrigado a transitar em um elevador que trepida, range, ou efetue paradas bruscas nos andares. Por esse motivo, o conforto passa a ser um item muito importante dentro da manutenção periódica do elevador;
  • Com as manutenções, o condomínio conseguirá notar uma economia de energia no final do mês, uma vez que as manutenções auxiliam o bom funcionamento do equipamento evitando danos e gastos excessivos.
  • Outro quesito muito importante para os gastos do condomínio são os custos menores nos reparos futuros. Quando é efetuada uma manutenção periódica no equipamento, é possível verificar possíveis problemas, como os desgastes de peças e possíveis substituições, evitando assim gastos desnecessários em reparos futuros;
  • Quando as manutenções são efetuadas nos períodos corretos, há uma preservação da vida útil do elevador, neste caso, o equipamento conseguirá atender as necessidades dos usuários por todo seu tempo de vida útil, sem passar por problemas mais graves neste percurso;
  • Os elevadores, quando instalados, consertados ou modernizados devem atender às legislações e normas técnicas vigentes no momento. Essas normas, além de garantirem a integridade do equipamento, também garantem e asseguram a segurança dos usuários.

Contrate uma empresa idônea e qualificada

Quando falamos de manutenção de elevadores devemos ter em mente que as empresas que prestam este tipo de serviço devem ser especializadas e bem treinadas, pois empresas que não possuem certificações, que trabalham com profissionais desqualificados podem levar à perda do elevador no futuro, pois muitas vezes, os serviços foram efetuados de maneira incorreta que a única solução possível, naquele momento, acaba sendo a troca completa do elevador por um equipamento mais novo.

Para que este tipo de problema não ocorra, a empresa contratada deverá trabalhar na prevenção e antecipação das situações mais corriqueiras durante o período do contrato, a fim de evitar transtornos aos usuários e prejuízos ao condomínio.

Quais partes do elevador possuem maior desgaste?

O elevador como um todo, devido ao alto fluxo de pessoas e seu transito constante, possui um desgaste, porém a porta do elevador deve ser tratada com componente prioritário dentro do conjunto, pois ela é uma das peças que sofre um maior desgaste devido à sua utilização contínua. Caso a manutenção não seja efetuada corretamente, ela poderá ficar desalinhada, afetando os componentes elétricos de segurança forçando a paralização do equipamento. Por esse motivo a porta do elevador deve passar por manutenções mensais.

Além das portas, as peças que compõem o motor, os freios, as engrenagens, cabos, se tiverem passado por um processo errôneo de manutenção também causarão muito desconforto ao usuário com trepidações constantes, trancos e muitos ruídos e pesarão muito no bolso do condomínio.

Os freios do elevador são de extrema importância devido à segurança dos usuários. Se este componente tiver problemas há o risco de ocorrerem acidentes graves.

Todos são responsáveis pela conservação do equipamento

Síndicos, zeladores e usuários são importantes no quesito preservação dos elevadores. No caso dos síndicos e zeladores, é necessário que estes tenham uma atenção mais precisa com relação á infiltrações, ruídos constantes, e paradas bruscas. Em alguns casos, o acesso às áreas atingidas é restrito e somente profissionais habilitados poderão verificar o foco do problema.

Para os usuários é esperado que respeitem as leis impostas pelo condomínio, bem como as normas de segurança contidas no elevador, como capacidade máxima permitida, não apressar o fechamento ou abertura das portas, evitar brincadeiras bruscas dentro das cabinas, entre tantos outros fatores que limitem a vida útil do elevador.

A OrionLift Elevadores possui profissionais qualificados e tecnologia especializada para efetuar as modernizações necessárias bem como as manutenções periódicas em seu equipamento.

Sempre que precisar de um especialista na área entre em contato conosco através do nosso telefone ou acessando nosso site http://orionliftelevadores.com.br/ e saiba mais sobre nossa empresa e os cuidados que devem ser efetuados com seus equipamentos.

Orion Lift, com você em todas as direções.

Postagens Recentes

Comentários:

Elevadores Home LiftManutenção de elevadores
  • Deixe seus dados abaixo para que possamos entrar em contato!

    Plano de Manutenção
    premium
    Idade do prédio:
    anos
    Quantidade de Equipamentos:
    equipamentos
    Quantidade de Paradas
    paradas


    Qual a marca do seu equipamento
    OtisAtlasThyssenkruppOutros
    O que está acontecendo?
    Paradas ConstantesInstabilidade ou TrepidaçõesMovimentos bruscosOutros


  • Deixe seus dados abaixo para que possamos entrar em contato!

    Plano de Manutenção
    plus
    Idade do prédio:
    anos
    Quantidade de Equipamentos:
    equipamentos
    Quantidade de Paradas
    paradas


    Qual a marca do seu equipamento
    OtisAtlasThyssenkruppOutros
    O que está acontecendo?
    Paradas ConstantesInstabilidade ou TrepidaçõesMovimentos bruscosOutros


  • Digite seus dados abaixo para que possamos entrar em contato!

    Plano de Manutenção
    Basic
    Idade do prédio:
    anos
    Quantidade de Equipamentos:
    equipamentos
    Quantidade de Paradas
    paradas


    Qual a marca do seu equipamento
    OtisAtlasThyssenkruppOutros
    O que está acontecendo?
    Paradas ConstantesInstabilidade ou TrepidaçõesMovimentos bruscosOutros


  • Em breve estará disponível para download.