Será que você escolheu a melhor empresa de manutenção de elevadores para o seu condomínio?

 em Manutenção de elevadores

Todo condomínio residencial ou comercial precisa realizar a manutenção de elevadores periodicamente, mas será que a empresa contratada foi a melhor escolha?

Muitas vezes, ao procurar uma empresa para efetuar a manutenção de elevadores nos condomínios, os síndicos, zeladores ou até mesmo administradores, ao invés de se preocuparem com a qualidade dos serviços que serão prestados, acabam por priorizar somente o preço que irão pagar pelo serviço contrato, o que muitas vezes acarreta em uma má prestação do serviço. Há casos ainda onde, após alguns meses de contrato com a empresa de manutenção de elevadores, os responsáveis pelos condomínios descobrem que os técnicos responsáveis não possuem a habilitação necessária para exercer tal função e que a idoneidade da empresa é um tanto quanto duvidosa. Enfim, a velha história do “barato sai caro”.

Atenção e cuidado na contratação de uma empresa de manutenção de elevadores, esteiras e escadas rolantes, devem ser considerados como item prioritário em qualquer pauta de reunião condominial.

Por que será que é tão difícil contratar uma empresa de manutenção de elevadores?

Um dos principais aspectos que os profissionais responsáveis, pela contratação dos serviços de manutenção de elevadores, devem considerar é a capacitação dos profissionais que atenderão seu edifício, uma vez que devido as novas tecnologias disponíveis no mercado de elevadores, os profissionais precisam frequentemente se atualizar sobre essas tendências, estudando e se aprimorando no ramo.

Outro fator que muitas vezes dificulta a contratação de uma empresa de manutenção é saber qual tipo de contrato de manutenção deve ser escolhido, de acordo as necessidades que o cliente possui.

Na maioria das vezes, contratos onde não há reposição de peças e componentes, costumam ter um custo mais baixo inicialmente. Antes de fechar com este tipo de contrato, vale a pena considerar a idade do imóvel, a fim de avaliar as condições dos elevadores, uma vez que, quanto mais antigo o elevador, maior a probabilidade de ocorrer defeitos, em que somente uma manutenção preventiva não será suficiente para garantir a segurança dos usuários.

Quanto mais antigo o condomínio, maior a chance de os elevadores quebrarem, por isso, fique atento: se o seu edifício tem acima de 20 anos de idade é muito importante você considerar a contratação de uma manutenção completa, ou seja, que considere a cobertura completa de peças e componentes.

Além disso, no caso dos edifícios antigos, é interessante aproveitar a negociação e considerar a modernização dos elevadores, uma vez que a modernização tecnológica desses equipamentos contribui para readequação também as normas vigentes atuais de segurança, item de suma importância para garantir que ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) será renovado.

Quais outros fatores devo considerar para contratar uma empresa de manutenção de elevadores?

Muitas vezes, a substituição de uma peça se faz necessária. Se a manutenção dos equipamentos estiver sendo executada corretamente, não existirão custos extraordinários, porém se a empresa contratada não está realizando as substituições e verificações corretamente, os problemas podem se agravar muito no futuro, além dos gastos serem exorbitantes.

Elevadores que tem problemas com paradas repentinas, barulhos excessivos e falhas na abertura ou fechamento das portas necessitam de uma análise técnica. Neste caso, não é qualquer tipo de empresa que pode efetuar o serviço.

Existem no mercado empresas que seguem rigorosamente as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e, com certeza, estas são as mais indicadas.

O serviço de manutenção de elevadores normalmente é efetuado através de um contrato mensal onde estão incluídos os trabalhos de limpeza e lubrificação de peças, testes dos dispositivos, análise de todos os componentes presentes no elevador garantindo assim a segurança e funcionalidade do equipamento. Esses contratos evitam despesas excessivas bem com a responsabilidade por acidentes e pelo cumprimento das normas de segurança.

Todos os condomínios devem possuir um contrato de manutenção de elevadores com uma empresa registrada nos órgãos competentes. Ela deverá efetuar as revisões mensais e anuais nos elevadores. Anualmente deverá ser enviado ao CONTRU (no caso da cidade de São Paulo), um relatório chamado RIA (Relatório de Inspeção Anual), onde deverá constar um descritivo sobre a situação do equipamento inspecionado. Este tipo de documento gera uma segurança tanto para os prestadores de serviço quanto para o condomínio, pois sem este documento, não seria possível provar que o defeito do equipamento foi verificado e comunicado ao síndico.

Lembre-se: solicitar referências da empresa de manutenção de elevadores que se pretende contratar poderá lhe ajudar na sua escolha.

Economia para o condomínio e segurança para os usuários

Nos condomínios, o síndico tem um papel fundamental para garantir a tranquilidade, segurança e bem-estar dos condôminos. Ele é o responsável pela contratação da empresa de manutenção de elevadores e por sua vez, deve partir do princípio que os equipamentos do condomínio devem obrigatoriamente estar bem cuidados e seguros para o transporte diário de seus passageiros.

Duas dicas importantes que ajudarão o síndico a entender quais são esses cuidados simples, que ele deverá ficar atento se os elevadores do condomínio que administra, estão considerados:

  1. Todos os elevadores devem ter em suas cabinas as seguintes informações:
  • Capacidade máxima do elevador;
  • Número máximo de pessoas;
  • Peso máximo permitido.

A OrionLift Elevadores possui profissionais qualificados e tecnologia especializada para efetuar as manutenções periódicas necessárias bem como as modernizações em seu equipamento, sejam eles escadas ou esteiras rolantes, elevadores, elevadores de acessibilidade e todos os tipos de equipamentos de transporte vertical.

Sempre que precisar de um especialista na área entre em contato conosco através do nosso telefone ou acessando nosso site http://orionliftelevadores.com.br/ e saiba mais sobre nossa empresa e os cuidados que devem ser efetuados com seus equipamentos.

Orion Lift, com você em todas as direções.

 

 

Postagens Recentes

Comentários:

Manutenção de elevadores
  • Deixe seus dados abaixo para que possamos entrar em contato!

    Plano de Manutenção
    premium
    Idade do prédio:
    anos
    Quantidade de Equipamentos:
    equipamentos
    Quantidade de Paradas
    paradas


    Qual a marca do seu equipamento
    OtisAtlasThyssenkruppOutros
    O que está acontecendo?
    Paradas ConstantesInstabilidade ou TrepidaçõesMovimentos bruscosOutros


  • Deixe seus dados abaixo para que possamos entrar em contato!

    Plano de Manutenção
    plus
    Idade do prédio:
    anos
    Quantidade de Equipamentos:
    equipamentos
    Quantidade de Paradas
    paradas


    Qual a marca do seu equipamento
    OtisAtlasThyssenkruppOutros
    O que está acontecendo?
    Paradas ConstantesInstabilidade ou TrepidaçõesMovimentos bruscosOutros


  • Digite seus dados abaixo para que possamos entrar em contato!

    Plano de Manutenção
    Basic
    Idade do prédio:
    anos
    Quantidade de Equipamentos:
    equipamentos
    Quantidade de Paradas
    paradas


    Qual a marca do seu equipamento
    OtisAtlasThyssenkruppOutros
    O que está acontecendo?
    Paradas ConstantesInstabilidade ou TrepidaçõesMovimentos bruscosOutros


  • Em breve estará disponível para download.