Conheça alguns mitos sobre o uso de elevadores

 em Elevadores

Você já parou para pensar se tudo que sabemos e ouvimos sobre os elevadores é realmente verdade?  Será que eles realmente despencam?  As portas se abrem mesmo sem estarem nos andares?  São muitos e mitos e verdades sobre os elevadores. Que tal conhecer alguns deles?

Existe algum problema em manter a porta do elevador aberta (forçando para que não feche)?

Muitos usuários têm, por hábito, parar a porta do elevador quando a mesma está se fechando, seja para esperar por alguém, ou para pegar algo que esquecera para trás. Porém, o que muitos não se dão conta, é que esta atitude pode, além de machucar, causar danos ao equipamento.

É sempre importante lembrar que os elevadores são máquinas, e como tais são projetadas para operar de maneira específica, e forçar sua parada, ou o fechamento das portas pode gerar uma sobrecarga nos sistemas, causando assim defeitos mais graves nos elevadores.

O elevador pode despencar com passageiros dentro dele?

Na verdade não. O elevador é um equipamento que possui inúmeros itens de segurança que impossibilitam que ele “despenque”. O elevador possui um sistema que controla sua velocidade. Quando há um aumento na velocidade do elevador, e o sistema acusa a ultrapassagem do limite máximo permitido, os comandos do elevador são automaticamente desligados e o freio da máquina de tração é acionado. Se mesmo assim houver um aumento na velocidade da cabina, o frei de segurança, localizado acima da cabina, é acionado, evitando que a mesma desça em queda livre. Porém a parada não é efetuada bruscamente, e sim de forma gradativa, diminuindo aos poucos a velocidade da cabina, garantindo assim a segurança do usuário e evitando danos ao equipamento.

Quando acaba a energia a cabina do elevador fica sem ar?

Não, pois a cabina do elevador deve ter ventilação natural, conforme consta na Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR NM 207, que trata da fabricação e instalação de elevadores. Portanto, não há como faltar ar.

Quando acaba a energia, o elevador fica sem luz?

Na verdade não, pois o elevador é equipado com iluminação de emergência, que é acionada em caso de falta de energia.  O elevador possui baterias que ficam localizadas acima da cabina e, em caso de falta de energia, elas garantem tanto o funcionamento da iluminação como do interfone, para que o passageiro consiga se comunicar com a portaria do prédio sem problemas.

Apertar mais de uma vez o botão de chamada faz o elevador chegar mais rápido ao andar?

Não. Quando o botão é acionado uma vez, o sistema do elevador já registra o chamado, fazendo com que outros toques no botão sejam ignorados pelo controlador. Infelizmente, esta atitude, muito comum nos edifícios, pode prejudicara vida útil do elevador, devido ao desgaste do botão antes do tempo.

Quando o elevador tem um botão para subir e outro para descer, ambos poderão ser apertados?

Na verdade, quando encontramos este tipo de situação, o botão que deve ser acionado é aquele para onde se está querendo ir. Por exemplo, se está no térreo e quer ir as 3° andar, o botão de subida deverá ser acionado, já, se o destino é o subsolo, o botão de descida que deverá ser apertado. Quando ambos botões são acionados, o sistema do elevador entende que há as duas situações, e ele acabará efetuando a função que já está executando, por exemplo, se o elevador está subindo e ambos botões são acionados, o elevador efetuará a parada no andar para o passageiro entrar e, mesmo que ele queira que o elevador vá para baixo, o equipamento continuará com seu percurso de subida. Este fato, além de atrapalhar o fluxo de usuários, também gera um maior gasto de energia e desgaste do equipamento.

Uma dúvida e um medo muito comum são se as portas do elevador poderão se abrir mesmo quando o mesmo não estiver no andar. Isso pode acontecer?

Quem tiver esta duvida, pode ficar tranquilo, pois como as portas do elevador são automáticas, um sensor instalado nelas informa quando a cabina está no andar, abrindo a porta automaticamente. Quando não há o alinhamento da porta do elevador com o andar, a mesma não abre, mesmo que o passageiro tente forçar sua abertura.

Se houver alguma parada do elevador, é possível sair com a ajuda de alguém não habilitado, como um morador ou zelador?

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 16083/2012, o resgate de passageiros nos elevadores somente deve ser realizado por técnicos habilitados, ou pelo Corpo de Bombeiros. Portanto, qualquer outra pessoa, como moradores, zeladores ou porteiros, não estão autorizadas a efetuar o resgate do passageiro, pois como o elevador está ligado, ele poderá retornar sua operação a qualquer instante, causando assim um acidente grave no condomínio. Então lembre-se de sempre aguardar pelo auxílio correto para o resgate ser efetuado com segurança.

A OrionLift Elevadores possui profissionais qualificados e tecnologia especializada para efetuar as manutenções periódicas necessárias bem como as modernizações em seu equipamento, sejam eles escadas ou esteiras rolantes, elevadores, elevadores de acessibilidade e todos os tipos de equipamentos de transporte vertical.

Sempre que precisar de um especialista na área, entre em contato conosco através do nosso telefone ou acessando nosso site http://orionliftelevadores.com.br/ e saiba mais sobre nossa empresa e os cuidados que devem ser efetuados com seus equipamentos.

Orion Lift, com você em todas as direções.

 

 

Postagens Recentes

Comentários:

Elevadores de Carga
  • Deixe seus dados abaixo para que possamos entrar em contato!

    Plano de Manutenção
    premium
    Idade do prédio:
    anos
    Quantidade de Equipamentos:
    equipamentos
    Quantidade de Paradas
    paradas


    Qual a marca do seu equipamento
    OtisAtlasThyssenkruppOutros
    O que está acontecendo?
    Paradas ConstantesInstabilidade ou TrepidaçõesMovimentos bruscosOutros


  • Deixe seus dados abaixo para que possamos entrar em contato!

    Plano de Manutenção
    plus
    Idade do prédio:
    anos
    Quantidade de Equipamentos:
    equipamentos
    Quantidade de Paradas
    paradas


    Qual a marca do seu equipamento
    OtisAtlasThyssenkruppOutros
    O que está acontecendo?
    Paradas ConstantesInstabilidade ou TrepidaçõesMovimentos bruscosOutros


  • Digite seus dados abaixo para que possamos entrar em contato!

    Plano de Manutenção
    Basic
    Idade do prédio:
    anos
    Quantidade de Equipamentos:
    equipamentos
    Quantidade de Paradas
    paradas


    Qual a marca do seu equipamento
    OtisAtlasThyssenkruppOutros
    O que está acontecendo?
    Paradas ConstantesInstabilidade ou TrepidaçõesMovimentos bruscosOutros


  • Em breve estará disponível para download.